Mila Meira

           Essa semana lendo uma revista de beleza, estética e saúde, achei um tema super legal para postar aqui no blog : O impacto das cores nas nossas emoções.
          O artigo é meio grandinho, mas vale a pena ler!!! ^^

O impacto das cores nas nossas emoções


    Há cores quentes e frias, leves e pesadas, calmantes e excitantes, de alívio e opressivas; e cada uma goza de propriedades peculiares.
     Vivemos em um mundo repleto de cores. Elas tingem nosso campo de visão e invadem nosso cérebro. Mas, afinal, qual é o poder que elas têm em nossas vidas?
     Pesquisas científicas revelam que a luz de diversas cores que entra pelos olhos pode afetar diretamente o centro das emoções e que cada um de nós responde à cor de uma forma particular.
     Segundo estudos, as pessoas tendem a ser atraídas por certas cores em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. "A cor é um convite à visitação das emoções. Por exemplo, quando alguém quer esconder o sentimento, ela imediatamente se refugia em cores específicas, como as cores neutras de tons pastel, seja na moda, na decoração ou nas áreas afins", explica a psicóloga e pesquisadora do assunto Maria Ivanilda Simões.
     Ela ainda argumenta que as cores são interpretações do nosso cérebro, que reúne informações das frequências de ondas recebidas e dos dados guardados na nossa memória. “As respostas emocionais variam dependendo da cor. Normalmente, cada cor individual associa um conjunto de emoções e associações de ideias que lhes são próprias, pois as sensações que produzem as cores dependem de fatores culturais e ambientais”, diz a psicóloga.

Cores também são fontes de cura

     Apesar de pouco conhecido, as cores podem auxiliar no tratamento de doenças como asma, distúrbio alimentar, depressão, dores de cabeça, azia, além de problemas como insônia, ansiedade e irritabilidade, entre outros. Esse tratamento com fins terapêuticos, denominado cromoterapia, é nada mais do que a prática da utilização das cores na cura de doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.
     O cromoterapeuta, Adair de Assis Júnior, explica que a cromoterapia procura expor o ser humano à determinada cor que tem a ver com sua personalidade. “Como sabemos que o azul produz calma e tranquilidade, podemos aplicá-la a uma pessoa irritadiça, explosiva e nervosa. Se estas características forem constantes nessa pessoa, o uso de roupas azuis tende a diminuir os seus problemas nervosos, ao passo que o vermelho tende a agravá-los.” E ainda exemplifica: “Certas experiências têm demonstrado que pessoas expostas psicologicamente ao vermelho vivo apresentam elevação da pressão arterial e aceleração da respiração e das batidas cardíacas devido ao efeito que a cor produz no sistema nervoso central”, aponta.
     Como exemplo vivo desses estudos, Isadora de Jesus, 39 anos, conta como curou as frequentes enxaquecas com o uso da cromoterapia. “Sofri durante anos com as dores que sentia na cabeça e consequentemente de insônia. Remédios e fórmulas foram em vão até descobrir o poder das cores. Foram meses de tratamento e hoje me vejo curada e feliz”, testemunha a dona de casa.



O significado psicológico das cores no ser humano

Verde: É a cor da natureza, é a energia do equilíbrio entre o aspecto material e espiritual. O verde equilibra nosso sistema nervoso. É a cor que alivia e acalma tanto o físico quanto o mental.
Azul: É a cor do céu, da sabedoria e da reflexão. Ajuda a combater o reumatismo agudo e as dores nas articulações e juntas. É bom ainda para o relaxamento.
Amarelo: É a cor da razão, é mental, irradia alegria e contentamento. É um fortificante para o corpo, pois consegue melhorar a autoestima, desperta a criatividade e a esperança escondida nas pessoas. Coloca ainda para fora tudo de bom que estava oculto na pessoa. È bom também para o fígado, rins, intestinos e espinha.
Vermelho: É uma cor positiva, pois transmite energia, saúde, vitalidade e reativação mental e física.  E serve como ativador da circulação e do sistema nervoso.
Laranja: Chamado de raio da sabedoria, serve como eliminador de gorduras em áreas localizadas e energizador. Atua ainda contra asma e bronquite.
Anil: É uma cor que liberta e purifica a mente. Serve como sedativo e analgésico na inflamação da garganta e prisão de ventre.
Violeta: É a cor da transformação interior e um sedativo dos nervos motores e do sistema linfático e cauterizador das infecções e inflamações

Artigo retirado do site:  http://revistamosaico.com.br/
4 Responses
  1. Wendy Says:

    Me gusta tu blog de pinceladas, pasaré a visitarte.
    Besos.


  2. mila meira Says:

    Gracias Wendy!
    Besos! ^.^


  3. Wendy Says:

    Que curioso es tu blog, ¿solo se puede leer los propios comentarios? es la primera vez que veo uno así :)
    Besos.


  4. mila meira Says:

    ^.^ Es debido a las opciones dentro de ella ... Elegí ser que cualquiera puede hacer comentarios y no necesito aprobar el comentario.
    Besos y gracias por visitar mi. ;)


Postar um comentário

Olá foi ótimo receber sua visita!
Deixe um comentário, vou amar ler!
Beijão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...