Mila Meira
Nasce um artista
Seu filho lhe entregou, dia desses, um rabisco feito num papel sulfite dizendo que aquilo é a mamãe? Pode acreditar que ali ele desenhou a mãe. Mas do jeito que uma criança de 1 ano e meio é capaz. Esses rabiscos têm o nome de garatuja. São desenhos não-estruturados que mostram mais sobre a vida da criança, o que ela gosta. Além de forma de comunicação, esses rabiscos são também os passos iniciais dele no mundo das artes. Por isso, quando receber, elogie, pergunte o que é, quem são as pessoas, animais, objetos que aparecem ali.
Esses traços indicam a quantas anda o desenvolvimento neurológico e seguem uma seqüência, assim como o desenvolvimento motor e o da linguagem. Veja como o rabisco do seu filho evolui:
– Os primeiros “desenhos”, isto é, rabiscos, são longitudinais, ausentes de controle motor, e podem surgir por volta de 1 ano e meio. Os movimentos partem dos braços ou ombros.
– Entre 1 ano e 8 meses e 2 anos, surgem os movimentos circulares, intercalados com retas. Há, nesta fase, maior controle sobre os músculos da mão.
– A partir dos 3 anos, eles se fecham em formas independentes e ganham significado, ou seja, a criança lhes atribui nomes e conta histórias sobre o que retratou. Nesta fase, aparecem os primeiros indícios de figuras humanas. Aumenta a coordenação motora sobre os pulsos e dedos.
– A partir dos 4 anos os desenhos se tornam cada vez mais estruturados e já é possível perceber se a criança tem habilidade para o tema. As idades são apenas uma referência. A evolução da garatuja depende do perfil e do interesse de cada criança (há aquelas que adoram brincar e não se ligam numa caixa de desenho), além da qualidade dos estímulos e se ela freqüenta ou não a escola. Incentive a prática sem pensar que mais tarde terá um substituto de Pablo Picasso em casa. Um ambiente estimulante é ter em casa, à mão, papel e vários tipos de lápis, canetas e tintas, para ela desenvolver familiaridade com o material. E acostume-se com a idéia de que essa familiaridade pode se estender para paredes, portas, sofás, armários.
A fase dos primeiros rabiscos serve como um pequeno treino para facilitar a introdução da criança no mundo das letras porque a evolução da garatuja acontece paralela ao desenvolvimento cognitivo da criança.
 Artigo retirado da revista crescer.
 http://revistacrescer.globo.com/
Mila Meira
  Galera olha só o que recebi por email! Com certeza esse artista sabe fazer ponta de lápis!
    O artista é Dalton Ghetti, um brasileiro que vive em Bridgeport, Connectcut. É capaz de fazer esculturas no grafite, o que impressiona é a riqueza de detalhes e o grau de dificuldade contida em cada peça.
   As ferramentas que ele usa são uma lâmina de barbear, agulhas de costura e um estilete.
   O curioso é que para visitar as suas exposições, as pessoas recebem lentes de aumento para poder apreciar as esculturas. Assim com certeza deve ficar bem melhor de ver! rsrs
































Muito incríveis não acham?!?



Mila Meira
      Depois de uma semana agitada, estou de volta!
      E para hoje meu tema é Mary Brian, ela é a atriz que pintei em figura humana. O post é a pedido da galera que tem me perguntado que atriz é essa. (É que no dia que postei a tela dela, eu não estava me lembrando o nome juro que tentei lembrar).

Um pouco sobre Mary Brian

Seu nome verdadeiro era Louise Dantas Byrdie, nasceu em Corsicana, Texas em 17 de fevereiro de 1906. Nos primeiros vinte anos mudou-se para Long Beach, Califórnia, onde aos 16 anos de idade foi descoberta durante um concurso de beleza local, em traje de banho. Ela não ganhou o prêmio, mas foi para a Pramount Pictures em uma entrevista com o diretor Herbert Brenon, onde conseguiu o papel de Wendy Darling na versão de 1924 de Peter Pan, a partir dai seu nome foi mudado para Mary Brian.

Brian foi apelidada de " a garota mais doce do cinema ". Ao longo de seus anos com a Paramount, atuou em 40 filmes. Seu primeiro filme falado foi Varsit (1928).
Apesar de ter vários relacionamentos românticos, casou-se apenas duas vezes e após aposentar-se dos filmes, Brian passa a dedicar-se a carreira de seu segundo marido, George Tomasini, onde trabalharam na montagem do clássico Hitchcock Rear Window (1954) e Pisicose (1960).

 Mary Brian Brian morreu de insuficiência cardíaca aos 96 anos de idade, em Del Mar, Califórnia. Ela está enterrada no cemitério Forest Lawn Memorial Park Los Angeles.

Mila Meira
Como prometi, aqui estão os desenhos que também fiz durante o curso de Figura Humana:






    É bom termos uma noção de desenho, não só em figura humana, mas em qualquer outro tema que formos pintar. O desenho sempre será a base, ou seja, sempre iremos pintar de acordo com o que desenhamos na tela com o carvão.
   Em hachura nós também aprendemos a perceber a luz e a sombra, cada detalhe conta para que a obra saia perfeita.
   Aqui vai um resuminho de hachura:
  Hachura é uma técnica utilizada em desenho e gravura que consiste em traçar linhas finas e paralelas próximas criando efeitos de tons ou sombras. A espessura e o espaço entre as linhas irão afetar a claridade da imagem e realçar as formas, dando a ilusão de volume.


  Um beijo a todos e que tenham uma ótima semana!

   
Mila Meira
Atriz de Hollywood.

Uma menina muito linda.

Minha mãe com 8 anos.

Essas são algumas das telas de figura humana que tenho, fiz elas durante o curso de FH que tomei.
Foi muito bom ter feito o curso pois durante a aula também aprendemos um pouco de desenho, amanhã irei postar alguns desses desenhos que foram base para a pintura de figura humana.
Beijão!!!

Mila Meira
Existem básicamente dois tipos de pincéis para pintar a óleo:
  • Pincéis duros, conhecidos como pincéis de cerda. Fabricados com pêlo de porco, são bastante resistentes, carregam bastante tinta e a espalham muito bem na tela... porém deixam as marcas das cerdas e é ai que entra os de pêlo macio.
  • Pincéis suaves, feitos de pêlo de marta ou de qualquer outro esquilo. Por serem macios facilitam a realização de um acabamento refinado/detalhado de um trabalho.

Cuidados:

  • Os pincéis devem ser limpos imediatamente após a pintura, devem ser lavados com um sabão neutro (eu utilizo sabão de coco em barra).
  • Nunca deve-se deixar os pincés com as cerdas para baixo em recipientes com água, terebentina ou qualquer outro solvente.
  • Devem ser guardados separados, na vertical, com as cerdas para cima. Para isso deve ser utilizado um estojo para pincéis adequado.
Mais informações:http://www.amopintar.com/tudo-sobre-pinceis-para-oleo
Mila Meira

     Nem só do pincel vive um artista!!! rsrsrsrs
     Bem, essa no desenho é minha sobrinha Nicole, e a técnica usada é o sfumato.
     Sfumato é uma técnica artistica usada para gerar gradientes perfeitos ( se bem q os meus não estão tão perfeitos...mas disfarça. rs) na criação de luz e sombra de um desenho ou de uma pintura.
    Leonardo da Vinci é tido como o pai do sfumato, sendo que na verdade ele contribuiu para essa arte... e bastante!
Mais informações em:

Mila Meira
                       Impressionismo

  • Quando surgiu? Surgiu na pintura européia do século XIX, na década de 60 em França.
  • Porque surgiu? O impressionismo surgiu da busca de querer pintar as coisas como realmente as vemos e de demonstrar os efeitos da luz nas cores dos objetos.O artista impressionista se propõe a representaros objetos de acordo com suas impressões pessoais, sem se preocupar com regras estabelecidas.
  • Por quem surgiu? Surgiu através de Édouard Manet, que não se considerava um impressionista,mas foi em torno dele que se reuniram grande parte dos artistas que vieram a ser chamados de Impressionistas.
O impressionismo é uma pintura que admiro muito.
Espero que tenham gostado do post.
Beijos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...